26 de Agosto de 2019
Obra irá beneficiar cerca de 5 mil moradores
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, já avançou 35% na obra de substituição das redes de água que abastecem o bairro Jardim Dall’orto. A intervenção irá beneficiar 5 mil moradores que residem no local.
No total 2,1 quilômetro de redes já foram substituídos nas ruas Rialma, Jaraguá, Goiatuba e Piracanjuba. Além disso, também já foi executada a substituição parcial nas ruas Jurandir Magalhães Filho e Helio Macedo Rezende, sendo esta última a via em que concessionária atua no momento.
As obras fazem parte de um plano de troca de redes que, em 2019, vai contemplar a substituição de 6 quilômetros de tubulação e melhorará o abastecimento da região citada. Outros bairros e regiões também serão beneficiados nos próximos 4 anos.
O plano leva em conta a quantidade de vazamentos, o material e a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é substituir ao menos 25 quilômetros dessas tubulações e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros que mais sofrem com essas redes”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Ambiental em Sumaré.
No Jardim Dall’orto, no total, 6 quilômetros de redes, com diâmetros de 50 mm e 150 mm, serão substituídos com o objetivo de renovar e melhorar todo o sistema de distribuição de água do bairro. As redes existentes são de fibro cimento, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas, podendo em algumas situações alterar a coloração da água.
A tubulação que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação; além de ser de fácil manuseio e instalação com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Salvi.
Além disso, o plano de substituição influencia diretamente na redução de perdas do município, pois ao substituir as tubulações antigas por novas, com o novo material, as perdas físicas são eliminadas, por reduzirem o número de vazamentos.
A substituição de redes do Jardim Dall’orto tem previsão de duração de 6 meses e, por dia, estão sendo realizadas em média a troca de 40 metros de tubulação. Esse trabalho ocorrerá sempre das 8h às 17h, período em que pode ocorrer oscilação no abastecimento de água dos moradores que residem na rua em que a troca ocorre. A concessionária irá informar os clientes com antecedência, por meio de folhetos, o dia que poderá haver oscilação no abastecimento e interdição parcial da rua.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.